Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BOLETIM DA GREVE DA PMBA

 Clima de tensão e falta de segurança no interior

 As aulas nas escolas da rede pública e particular, que deveriam iniciar na segunda-feira (6), foram suspensas em função da onda de criminalidade e clima de tensão, que tomou conta durante todo o dia no município de Feira de Santana, a 107 km de Salvador, com a greve da Polícia Militar da Bahia que entrou no seu oitavo dia nesta terça-feira (7)

Dos cerca de 400 homens que estariam à disposição da força-tarefa composta por Exército, Polícia Federal, Força Nacional e Guarda Municipal para dar segurança a população no interior, apenas quatro soldados do Exército foram encontrados em pontos estratégico do centro da cidade, área que foi palco de vários delitos na última quinta-feira (2), que resultaram no fechamento de todo o comércio e agências bancárias e na paralisação dos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

De acordo com um relato de uma professora “não existe sensação de segurança e sim uma ilusão passada pelas autoridades. O que presenciei na última quinta-feira foi terrível e ainda estou assustada, mas tive que vir para cidade resolver problemas.

Mesmo assim, sem nada de valor”, disse Aucilene Alves, moradora de Coração de Maria.

A reportagem do jornal A Tarde percorreu bairros como George Américo Rua Nova, Queimadinha e Cidade Nova e não encontrou sequer uma viatura. “Eles disseram que a polícia está nas ruas, mas está onde? Não vemos eles aqui no bairro, que a todo dia tem assalto e atos de vandalismo”, disse uma moradora do Queimadinha.

Além de Feira de Santana, o início do ano letivo também foi prejudicado em Ilhéus e Itabuna por falta de segurança. Diretores de escolas acataram a recomendação do Sindicato dos Professores de iniciar as aulas quando a greve acabar.

Juazeiro - Após reunião realizada na tarde de segunda-feira (6) policiais militares em Juazeiro aderiram à greve em 100%. Eles saíram em carreata, passando pelas quatro companhias na tentativa de atrair outros colegas indecidos.

Com informações do A Tarde

Clima de paz entre Exército e manifestantes



 Em meio às negociações envolvendo policiais militares grevistas e o governo do estado, o clima pacífico entre manifestantes e Exército foi demonstrado na tarde desta terça-feira (07). O general Gonçalves Dias, força maior da tropa de segurança que cerca a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desde a manhã de segunda-feira (06), deixou a área de isolamento para conversar com os familiares e amigos dos grevistas que ocupam desde a noite do dia 31 de janeiro o prédio da ALBA.

O general foi abraçado e agraciado com um bolo. “Estamos sendo justos com uma pessoa que está sendo justa conosco”, disse Maria Clara, mulher de militar. Durante a conversa, G. Dias fez questão de negociar alguns pontos com os manifestantes que permanecem acampados em frente à Assembleia. Eles solicitaram do general autorização para irem às suas casas e retornarem para o Centro Administrativo da Bahia (CAB) sem serem barrados pelos soldados que isolam o local. A solicitação foi aceita.

Em demonstração de gratidão, os manifestantes cantaram parabéns para o general e abraçaram G. Dias. O clima permanece tranquilo, durante a terça-feira (31), bem diferente de ontem, quando os manifestantes entraram em confronto com os soldados. Bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e spray de pimenta foram utilizados para conter a ação dos familiares. Hoje, o general permitiu que os grevistas recebessem alimentos e remédios e não houve algum tipo de atrito. As negociações prosseguem.

Foto: Roberto Viana

Militares acrescentam mais um item na pauta de reivindicação

 O comando do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia, após ter diminuído a lista de exigências para que a paralisação seja concluída e que a Assembleia Legislativa, ocupada por manifestantes desde a terça-feira (31), seja liberada, resolveu colocar, na tarde de hoje (7), mais um item na pauta de reivindicações.

Os militares afirmam que só terminam a greve se o governador do estado, Jaques Wagner, reintegrar o líder do movimento e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), entidade que deflagrou o movimento, Marco Prisco, ao quadro da Polícia Militar.

Prisco foi expulso da corporação em janeiro de 2002 após liderar a greve da PM em 2011. Na oportunidade o movimento durou 13 dias. A pauta de reivindicações, que inicialmente listava seis itens, como incorporação de gratificações aos salários e regulamentação para o pagamento de adicionais, como de periculosidade e acidente, foi reduzida.

Oficiais rejeitam proposta do Governo e greve não está descartada



Após os oficiais da Polícia Militar realizarem um ato de protesto, na noite de segunda-feira (6), na sede da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, na Pituba, uma nova mesa de negociação foi aberta nesta terça-feira (7) e ainda está em andamento.

"Ontem recebemos uma proposta do governo muito vazia e bruta. Não havia nela os valores específicos dos soldos e dos GAPs 1,2,3 e 4. Já solicitamos uma nova propostas e desde cedo o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPM/Ba) e governos estão reunidos", disse o major Copérnico Mota da Silva.

Ontem, o major reuniu cerca de 250 associados em um ato de repúdio contra o tratamento dispensado aos policiais militares em greve, que estão acampados na Assembleia Legislativa.

Por considerar violenta a atitude do Exército contra os grevistas acampados na Assembleia, os oficiais sentiram a necessidade de demonstrar o posicionamento de insatisfação com a situação e com as condições de trabalho da categoria. "Hoje ainda iremos postar em nosso site (www.aopmba.com.br) um documento formalizando este ato de protesto em prol dos PMs grevistas", afirmou Copérnico.

Dentre as reivindicações dos oficiais, estão a necessidade do cumprimento de três pontos. A anistia administrativa para os líderes do movimento e revogação dos mandados de prisão; o pagamento da GAP 4, a partir de março; além de uma mesa de diálogo permanente para futuras negociações são exigidos pela categoria.

Existe a possibilidade dos oficiais aderirem a greve que começou no dia 31 de janeiro, mas, de acordo com o major Copérnico, “enquanto não forem esgotadas todas as possibilidades de negociação, continuaremos dialogando. Greve somente em último caso”, garantiu.

Foto: Luiz Fernando// Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário